Sobre o NEPIS

O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) desenvolve, desde 2007, atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde (coletiva e mental) com as oficinas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que formaram a base para o Programa de Extensão Laços e Ações. Tendo como fundamento os trabalho desenvolvidos por Nise da Silveira e por Enrique Pichon Rivière, as oficinas possuem como função principal a formação de profissionais de novo tipo, ou seja, futuros profissionais que possam garantir as conquistas e dar continuidade aos movimentos de Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.
Ao longo desses anos, foram efetuadas diversas parcerias para o desenvolvimento das atividades, dentre as quais: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, Orquestra Popular Livre, Companhia de Teatro Manicômicos etc. Recentemente, as atividades passaram a acontecer, também, no Fortim dos Emboabas, possibilitando uma maior integração dos usuários do CAPS com a comunidade.
A partir desse trabalho, foram desenvolvidas diversas pesquisas de iniciação científica e de mestrado. Além disso, serviu como ponto de partida para a elaboração de duas propostas de PET-Saúde.

Desde 2010, é inscrito como Grupo de Pesquisa no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contando com a participação de docentes de Psicologia, Filosofia, Música, Letras, Educação e Medicina, de diversas universidades (UFSJ, UFJF, CES/JF, UFVJM e UFF)¹ , além de alunos de Graduação e de Pós-Graduação. Na pesquisa, são efetuados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, abordando os seguintes temas:

> fundamentos teóricos da saúde (coletiva e mental);

> diretrizes da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica, como também do
Sistema Único de Saúde (SUS);

> inserção do psicólogo no campo da assistência social;

> ações de apoio matricial;

> ouvidores de vozes;

> ações intersetoriais, notadamente entre saúde, educação, arte, assistência social e
justiça;

 > abordagens teóricas relacionadas à Fenomenologia, Esquizoanálise e Psicologia
Analítica.

Na extensão, o Programa “Sistema de Saúde e Educação: estreitamentos dos laços e ações conjuntas” (Laços e Ações) desenvolveu atividades em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) (2008 a 2011), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) (2009 a 2013) e na Estratégia Saúde da Família (ESF) (2012 a 2015). Atualmente, desenvolve atividade com usuários do campo da saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) (desde 2007) e no Fortim dos Emboabas (desde 2017).

O Programa Laços e Ações deu origem a dois projetos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde (MS): PET-Saúde Redes (agosto de 2013 a julho de 2015) e PET-Saúde GraduaSUS (maio de 2016 a abril de 2018). Esses projetos foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Saúde de São João Del Rei e o segundo contou, também, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais de Barbacena.

No Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) são oferecidos atendimentos individuais de adultos com base em duas abordagens teóricas: Fenomenologia e Psicologia Analítica. O grupo de Psicologia Analítica, denominado Caminhos Junguianos, desenvolve, também, atividades de pesquisa e está inscrito como Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq.

O NEPIS organiza, ainda, dois seminários: Saúde e Educação; e Caminhos Junguianos. Os seminários têm como objetivo consolidar os estudos desenvolvidos ao longo dos anos, assim como implementar novos conhecimentos. Para tanto, sempre são convidados profissionais e pesquisadores de referência em suas áreas. Das palestras dos seminários, são organizados livros, prezando, assim, pela produção do conhecimento e pela primazia das instituições públicas.

¹Pela ordem: Universidade Federal de São João Del-Rei (MG); Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG); e Universidade Federal Fluminense (RJ).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s